Arrábida
flora e fauna
06 junho 2006
Entradas anteriores
- Serra da Achada
- Paisagens da Ribeira da Aiana
- Plantas da Ribeira da Aiana
- Roselha
- Cleonia
- Lírio de Espanha
- Iberis
- Silene
- Vinca
- Menta Spicata
Contacto
Nota: as imagens aqui publicadas constituem propriedade do blogue. Podem ser livremente utilizadas desde que se faça referência à sua origem, incluindo um link para este blogue.
Constituem-na uma série de montanhas dispostas, em geral, de ENE para OSO, com 35 km de comprimento e 6 de largura média; numa carta geológica esta região é marcada por uma mancha de terrenos que vão do Jurássico ao Miocénico, enquanto que os da planície que a rodeia são Pliocénicos ou Quaternários; as rochas que compõem o seu solo são calcárias e dolomíticas ou detríticas, quase sempre compactas, mais ou menos resistentes.
Fortes movimentos orogénicos fizeram surgir durante a era terciária esta cadeia de montanhas, formada por vários anticlinais, sinclinais e grandes falhas; depois as forças da erosão acabaram de modelar-lhe as formas e imprimiram-lhe o aspecto que hoje apresenta.
Como a sua composção geológica é diferente da planície, instalaram-se aí outras plantas: limitada por uma zona de charneca e de pinhal, a Arrábida apresenta vegetação própria dos terrenos calcarios, tendo conservado em alguns pontos uma floresta espontânea que é antiquíssima.»
Orlando Ribeiro
"A Arrábida: esboço geográfico"
7 Comments:
Excelente blog. Parabéns.
Saudações alentejanas !!!!
Continuam as bonitas fotos e a sua identificação .....
Eu estou a fazer o mesmo sobre a serra da minha terra .....
Espero que não te importes que eu coloque o teu blog nos meus "blogs interessantes".
Haja saude !!!
Não me importo nada, pelo contrário!
PARABENS!!! Pelo seu Excelente trabalho. Gostei mt do seu Blog e mostra que o distrito de Setubal não é só poluição (como as pedreiras e a secil). muitos parabens e continue
fotos lindas!!!!
Estas fotografias estão lindíssimas. Também adoro a natureza.
Isto podesse dizer que parece que é do mar do que da terra.
Enviar um comentário
<< Home