Arrábida
flora e fauna
26 novembro 2006
Entradas anteriores
- [ clique para ampliar ]Folha recolhida na Quinta d...
- [ clique para ampliar ]Setúbal
- [ clique para ampliar ]
- [ clique para ampliar ]Ribeira da Pateira
- Os choupos também se abatem
- Ecballium elatrium
- Sesimbra
- Serra da Achada
- Paisagens da Ribeira da Aiana
- Plantas da Ribeira da Aiana
Contacto
Nota: as imagens aqui publicadas constituem propriedade do blogue. Podem ser livremente utilizadas desde que se faça referência à sua origem, incluindo um link para este blogue.
Constituem-na uma série de montanhas dispostas, em geral, de ENE para OSO, com 35 km de comprimento e 6 de largura média; numa carta geológica esta região é marcada por uma mancha de terrenos que vão do Jurássico ao Miocénico, enquanto que os da planície que a rodeia são Pliocénicos ou Quaternários; as rochas que compõem o seu solo são calcárias e dolomíticas ou detríticas, quase sempre compactas, mais ou menos resistentes.
Fortes movimentos orogénicos fizeram surgir durante a era terciária esta cadeia de montanhas, formada por vários anticlinais, sinclinais e grandes falhas; depois as forças da erosão acabaram de modelar-lhe as formas e imprimiram-lhe o aspecto que hoje apresenta.
Como a sua composção geológica é diferente da planície, instalaram-se aí outras plantas: limitada por uma zona de charneca e de pinhal, a Arrábida apresenta vegetação própria dos terrenos calcarios, tendo conservado em alguns pontos uma floresta espontânea que é antiquíssima.»
Orlando Ribeiro
"A Arrábida: esboço geográfico"
5 Comments:
Vejo o meu apartamento lá atrás!
Ricinus communi-Euforbiacee
Hum... então esta é que a famosa planta de onde se tira o óleo de rícino...? Usei muito este produto no aeromodelismo, onde serve para juntar ao combustível dos pequenos motores de explosão.
Não conheço as plantas, mas as fotografias estão assombrosas.
Votos de om bom 2007.
Enviar um comentário
<< Home